A cidade de São Bernardo do Campo está localizada a sudoeste da região metropolitana de São Paulo, é uma das integrantes da região do Grande ABC, limita-se com São Vicente, Cubatão, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e São Paulo.
É marcada historicamente por ter sido o primeiro centro da indústria automobilística brasileira e atualmente continua sendo sede de diversas montadoras de veículos.
É uma cidade tradicionalmente industrial, próspera, com crescimento constante, a sua localização de fácil acesso contribui muito para a instalação de indústrias de armazenagem e Logística.
O acesso é feito principalmente pelas Rodovias Anchieta e Imigrantes, Avenidas: Cupecê, Engenheiro Armando de Arruda Pereira, dos Bandeirantes, do Estado, Salim Farah Maluf, Anhaia Melo, Oratório além dos corredores de trólebus e pelos trens urbanos da CPTM.
O Município é atendido por várias linhas de ônibus municipais e pela EMTU, que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, interligando São Bernardo do Campo (Terminal São Bernardo e Terminal Ferrazópolis) a os municípios vizinhos de Diadema, Santo André e São Paulo, além de ônibus de empresas que geram linhas intermunicipais que passam por São Bernardo.